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 “A tarefa do professor é despertar a mente do aluno, é estimular idéias, através do exemplo, da simpatia pessoal, e de todos os meios que puder utilizar para isso, isto é, fornecendo-lhe lições objetivas para os sentidos e fatos para a inteligência… O maior dos mestres disse: ‘A semente é a Palavra’. O verdadeiro professor é o que revolve a terra e planta a semente”.John Milton Gregory

 Ler sem dúvida é o melhor hábito que alguém possa ter, além de ser um hobby muito divertido e prazeroso, é também uma oportunidade para se aprofundar no mundo dos saberes e dos mais diferentes nichos de conhecimentos existentes.
 Mas infelizmente são poucos que os apreciam a leitura de um bom livro, o motivo se dão a diversos fatores tais como: falta de incentivo à leitura, ausência de bibliotecas pública, analfabetismo, falta de tempo, recursos financeiros para aquisição de livros, cultura, etc. Esse desinteresse alcança todas as faixas etárias, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Segundo Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e o Instituto Pró-Livro mostra que 45% da população não lê nenhum exemplar por ano (desses, 53% dizem simplesmente "não ter interesse" e outros 42% admitem "ter dificuldade"). (Fonte: Revista Escola)
Este cenário caótico afeta diretamente a EB, e por isso ela não deve ficar omissa a esta realidade vivida na cultura do leitor brasileiro, ela é agente de mudanças, e, portanto, deve fomentar soluções criativas e inovadoras, capazes de reverter esse entrave e trazer resultados importantes para EB, no que tange a pratica da leitura entre os alunos.
Soluções
Uma estratégia que pode ser utilizada para despertar o desejo de ler entre os alunos da EB, é a distribuição de pequenos capítulos de livros para os alunos lerem, entretanto esta proposta só é valida mediante pesquisa entre alunos, para diagnosticar qual é a preferência de assunto, o que gostam  de ler,observando com atenção suas respectivas faixas etárias.  Por exemplo, os adolescentes e juvenis, gostam assuntos do dia - dia do público teen.
É interessante o professor selecionar alguns capítulos de um livro que tratam exatamente das questões dos adolescentes e juvenis como: trabalho, namoro, relacionamento, virgindade entre outros, e distribuí-los aos seus alunos, afim que leiam e descubra o contexto da história, o professor deve despertar constantemente o senso curiosidade dos alunos, para que ele crie motivação para dar continuidade nos capítulos seguintes.
Feedback
O professor deve selecionar de 5 a 10 minutos da aula, para comentar e trazer esclarecimentos sobre alguns pontos chaves da história, também poderá fazer perguntas sobre o livro, e dependendo da habilidade do professor, criar uma gincana para debater o texto. Em caso de resultado, o professor poderá distribuir outro capítulo do livro e promover outro método para avaliar a leitura numa próxima aula. O professor tem toda liberdade para ser criativo e usar outra solução para despertar o hábito da leitura entre os seus alunos.
Durante a leitura provavelmente o aluno encontrará palavras que fogem da sua compreensão, e termos desconhecidos até então, o professor deve sugerir aos seus alunos a utilização de um bomdicionário para dar suporte a sua leitura, não evite  consultá-lo quando houver necessidade.
É imprensidivel para do cristão a leitura, principalmente da palavra de Deus, a bíblia sagrada, por dela conhecemos os seus ensinamentos e procedimento para nossa conduta cristã.
A leitura traz um série de benefícios para quem cultiva esse hábito, melhora o vocabulário, maximiza o repertóio  de palavras novas e diferentes, dialoga melhor numa conversa e acrescenta termos usuais numa redação, adquire cultura e conhecimento. Na era de hoje o conhecimento é o segredo para se dar bem na vida.
As igrejas evangélicas devem investir em projetos de incentivo a leitura, para começar, a igreja pode arrecadar livros em outras igrejas, ou junto à membresia, e, por conseguinte, doá-los para seus alunos ou criar mecanismo para que eles tenham acesso a eles.
A EB precisa de uma biblioteca disponível a professores, alunos e a igreja como um todo, com os mais variados acervos de literatura cristã para todas as faixas etárias, não adianta nada incentivar os discentes a gostarem de ler se as igrejas não oferecem quaisquer suporte para que essa iniciativa esteja disponível a toda igreja. 
O hábito da leitura e gradativo demanda tempo e dedicação, portanto o professor deve ter paciência e persistência, abandonar velhos comportamentos para obtenção de novos, não é de um dia para outro, por tanto se seus alunos não estão lendo crie nova alternativa ofereça - lhes outro capítulo. Que tal um livro da bíblia?
Sobre o Autor: Jhunior Silva membro da Igreja Batista em Brasilândia, São Paulo. Formado em Administração e Recursos Humanos, com Extensão em Gestão da Qualidade Avançada, . Há três anos atuando como docente em escola bíblica, lecionando em classes de adolescentes e jovens, nas igrejas Assembléia de Deus e Batista .

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